Rede Novo Tempo de Comunicação

2° Coríntios 08

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 02/10/2021 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Oi meu amigo, tudo bem? Que bom que podemos mais uma vez meditar em um trecho precioso da palavra de Deus, não é mesmo? E pra hoje, esse trecho é 2º Coríntios 8, que, em sua primeira parte, nos dá a oportunidade de aprendermos sobre o ministério da generosidade.

Você gosta de oferta? Mas você gosta de dar ofertas, ou de receber uma oferta? Sabe, quando você ta precisando de um produto, e aí uma loja faz uma oferta promocional bem bacana daquele produto? Aí você gosta de receber oferta, né? Mas e na hora de dar oferta, o que é que você pensa? Se você quiser pensar um pouquinho mais sobre oferta, dá uma olhada nesse capítulo da leitura de hoje.

Em segunda coríntios oito Paulo já começa organizando ali uma coleta para os pobres de Jerusalém, porque os coríntios tinham se oferecido pra contribuir, mas acontece que as boas intenções deles não tinham entrado em prática. E aí Paulo fez um apelo a eles, citando o exemplo das igrejas da Macedônia, que apesar de muito pobres, tinham se envolvido inteira e voluntariamente. E aqui no verso nove o que Paulo ta explicando é que a suprema razão para a generosidade cristã, amigo ouvinte, é o ato de dar, e o ato que Cristo assumiu, de empobrecer-Se, quando largou mão da glória e da posição que, por direito, ele tinha, só por causa de nós. E os coríntios entenderam o recado, porque Cristo tinha se tornado exatamente os que os eles eram – pobres – pra que? Pra que dessa forma eles pudessem se tornar o que Jesus é: rico.

Mas eu estou falando de um tipo de riqueza muito diferente de ter muito dinheiro. Que provavelmente o discípulo Tito tivesse. A segunda parte de 2º Coríntios 8 fala de Tito. O apóstolo Paulo reconheceu no companheiro Tito uma personalidade vigorosa, diplomática, cativante e discreta. Era preciso muita habilidade em Corinto, e Tito provou-se à altura do desafio. Todos nós cristãos temos desafios.

E em Cristo, amigo ouvinte, você pode vencê-los. Pode crer. Um abraço, Pr. Valdeci Jr.