Rede Novo Tempo de Comunicação

1º Tessalonicenses 05

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 01/11/2021 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu amigo, pra mim é um privilégio muito grande vir aqui comentar com você sobre leitura bíblica de hoje, que é 1ºTessalonicenses 5. Embora versos 1-11 sejam sobre os eventos finais, aqui a ênfase de Paulo não é esclarecer detalhes sobre a vinda de Jesus, mas proclamar a necessidade de constante prontidão, à luz desse evento (e do juízo que esse acontecimento implica). O capítulo de ontem foi encorajador. Quando chegar o fim, o resultado será muito mais positivo do que aquele que os tessalonicenses estavam esperando. Agora que eles entendiam melhor a natureza da segunda vinda, a questão era como se preparar para ela. O problema na igreja naquele tempo parece ter sido uma teologia de ‘paz e segurança’ combinada, talvez, com a tentativa de alguns membros de calcular o tempo da segunda vinda de Cristo.

Por meio da profecia, os tessalonicenses esperavam ser capazes de prever quando os eventos finais ocorreriam e, assim, saber quando deveriam se preparar. Como resultado, alguns poderiam viver sem nenhum senso de urgência. Quem entre nós hoje não está relacionado com esse problema? Quanto mais tempo estamos aqui, mais fácil é perder o senso de urgência. E é aí que vem nossa necessidade de dar atenção às palavras de Paulo. Como deve ser a vida da Igreja? Paulo conclui sua primeira carta aos Tessalonicenses com dezessete admoestações, seguidas por uma oração de encerramento.

Primeiro temos três advertências sobre a atitude dos membros da igreja local para com seus líderes, seguidas por seis imperativos sobre o modo pelo qual os líderes da igreja devem se comportar para com seu povo. Daí, nos próximos sete versos, seguem oito admoestações breves que podem ser organizadas em dois grupos: três conselhos sobre uma atitude cristã positiva e cinco a respeito da maneira de se relacionar com a nova luz na forma de profecias. Na oração de conclusão, Paulo resume que os crentes em Tessalônica, e nós também, devem continuar crescendo em santidade até a volta de Jesus, vivendo cada dia em preparação para aquele glorioso dia.