Rede Novo Tempo de Comunicação

1º Coríntios 11

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 19/09/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Amigo ouvinte, ontem eu falei aqui um pouquinho sobre a descoberta sobre a circulação sanguinea de WilliamHarvey, que foi algo simplesmente fantástico, mas, que em sua época, práticamente não foi aceita pelos demais cientistas. Na leitura bíblica de hoje, Paulo começa resolvendo o problema que os Corintios tinham, que era sobre detalhes da Adoração. Pra você ter uma idéia, aqueles cristãos estavam tão sem noção, nesse assunto da comunhão coletiva dos crentes, que eles estavam chegando ao ponto de ir pra santa ceia, pra praticar glutonaria. É mole? E aí eles ficavam brigando. Aqueles cristãos, cheios de picuinhas, ficavam fazendo tempestades em copos dagua. E aí, meu irmão, ironicamente, Paulo chega pra eles com a solução, que era o mais simples de tudo, tão obvio, tão singelo, que eles nem tinam pensado.

E é assim mesmo. Muitas vezes, as coisas mais essenciais da vida são tão simples, que nós, querendo ser sofisticados demais, nem acreditamos. Acho que esse foi o problema na época das descobertas de William Harvey. Parece que as maiores dificuldades de Harvey estavam na simplicidade dos seus métodos e também na formação de muitas idéias baseadas em simples deduções. E então, os cientistas, querendo ser entendidos demais, tinham dificuldades de aceitar algo que fosse tão simples. E eu posso repetir hoje que estar ligado a Deus pode ser algo muito simples, como por exemplo, ler um capítulo da Bíblia, no caso de hoje, 1Corintios onze.

Experimente! Na primeira parte do capítulo você vai aprender sobre o decoro na adoração. Por exemplo das mulheres, que estavam agindo sem noção em sua própria cultura, que as considerava sem pudor se estivessem descobertas. E aí, para não envergonhar a igreja, Paulo cuidou quanto ao abuso da liberdade cristã. No meio do capítulo, Paulo mostra consideração e atitude pelos outros, lembrando que a cruz nos torna um só, erguendo-nos ao nível de filhos do Deus vivo. E pelo final do capitulo concluímos que deveríamos acolher aCeia com alegria, e não ter medo dela. Participar dela deveria ser uma grata alegria. Receba!