Rede Novo Tempo de Comunicação

1º Coríntios 08

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 16/09/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido amigo ouvinte dessa rede de rádios maravilhosas que tocam a voz da esperança que são as rádios novo tempo, tudo bem com você? Eu espero que sim. Eu espero também que você esteja acompanhando direitinho o projeto Reavivados Por sua Palavra. E se você está fazendo isso, com certeza você está também acompanhando a leitura bíblica de cada dia. E então você sabe que a leitura bíblica de hoje é 1Corintios capítulo oito. Um capítulo que não podemos isolar dos demais. Porque, sabe, meu querido irmão, quando algumas pessoas lêem, de forma isolada, algumas passagens de 1Coríntios e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas.

Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestível há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje está ligada a todo o contexto do livro de 1º Coríntios, e mais especialmente aos capítulos nove e dez, como se fossem um capítulo só.  Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos ídolos antes de irem para o açougue. Paulo não diz que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.

Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os ídolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Mas, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos ídolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, ou seja, para não escandaliza-lo, não devia comer.

Então, o que fica claro, é que Paulo, em todos esses versículos, está preocupado é com o mal de comer para escândalo dos fracos. Ou seja, o segredo é não escandalizar os irmãos, neste e em praticamente todos os aspectos. Um abraço, Pr. Valdeci Jr.