Rede Novo Tempo de Comunicação

Reavivados por Sua Palavra – Rádio

1º Coríntios 07

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 15/09/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Em primeira coríntios sete, Paulo trata da sexualidade numa variedade de situações. Nos sete primeiros versos, quanto às relações sexuais entre pessoas casadas, o conselho de Paulo é que cada parceiro deve levar em conta as necessidades do outro, empenhando-se em relações intimas com muito respeito e comunhão. Conselho atual, que pode ser usado por qualquer terapeuta. E aqui, sem machismo, Paulo insiste na igualdade, entre o casal. Mas nos próximos dois versos, Paulo apresenta um ponto de vista muito mais receptivo do que muitos crentes de hoje em dia para com os solteiros. Ele considera o celibato como um dom, inclusive, que pode ser partilhado. Para o apóstolo, ser solteiro não é ser melhor nem pior do que ninguém.

Agora, nos versos 11-12, o autor explica que as pessoas casadas devem permanecer ligadas para sempre. E se separarem, devem permanecer só. Já nos versos 12-16, falando sobre casamentos entre uma pessoa da igreja e outra que não é da igreja, Paulo aconselhava assim. Se o crente já estava casado quando se converteu, então, que permanecesse assim. Agora, se o descrente resolve-se separar-se, o crente precisaria dar a ele a liberdade, sem gerar conflito. Já para os virgens, ou seja, os solteiros, Paulo aconselhava que permanecessem solteiros, por casa da crise que eles estavam passando, ou que, se apesar dela, quisessem casar, que se casassem. E por fim, ele explica que a pessoa viúva está livra pra se casar novamente, com uma pessoa crente, ou permanecer solteira.

Precisamos que o Espírito traga o poder da Palavra de Deus sobre a nossa vida, a fim de nos capacitar a preferir a pureza, e que nos ajude a tomar decisões baseadas no elevado chamado da Palavra de Deus, e não nos baixos padrões sexuais deste mundo. Me entende? Daí que, quando observamos o apóstolo Paulo pesar as consequências de certas decisões, e partilhar princípios de liberdade cristã e de sexualidade, temos muito o que aprender com os crentes de Corinto. Por isso, eu lhe peço, que você leia hoje, 1Coríntios sete, ok? Um abraço, Valdeci Jr.