Rede Novo Tempo de Comunicação

1º Coríntios 03

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 11/09/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Vamos pensar um pouquinho em um sentido da existência. Quando o cristão se torna consciente de onde está e da razão de estar onde está, sua vida passa a ter sentido. Geralmente, a vida de um cristão não é destruída por grandes assolações, mas sim, por picuinhas. Este poderia ser um outro título dado ao livro de Coríntios: “Picuinhas”. E o grande erudito Paulo amava tanto aqueles cristãos de Corinto, ao ponto de parar para dar-lhes atenção àqueles detalhes que para um doutor não muito altruísta, seriam de somenos importância.

Mas quando um pai pára suas atividades complexas de um homem e vai brincar de bonecas com sua filha, ele não está entretendo-se, mas sim, ele está dando a um novo ser, à próxima geração, o rumo certo da superação vitoriosa da existência. Então eu pergunto, meu querido cristão, quem é você? No capítulo de hoje, está escrito: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado (3:16-17)”. Por nós mesmos, é praticamente impossível sublimarmos harmonicamente em conhecimento, pois nosso coração é mal.

O Espírito Santo quer habitar em nós. É Ele quem faz a obra em nós. Sabia? E daí, meu querido, o objetivo final é sermos co-participantes do trabalho de Deus. Isso dá sentido à nossa existência, inclusive, coletivamente, meu querido irmão. Nesta passagem aqui, Paulo faz o que ele faz várias outras vezes, que é o uso da palavra templo para representar os cristãos ou uma comunidade cristã; sem tirar a verdade de que o crente individual também seja habitação do Espírito Santo. Paulo aqui estava escrevendo a herdeiros da cultura de templos do grego clássico. Os coríntios encantavam-se com a sabedoria de mestres terrenos tipo Paulo. Mas eles estavam acostumados a saborear a sabedoria desse mundo, correndo o risco de perder os privilégios mais amplos do discipulado cristão. O sentido da nossa existência é sermos templos de Deus. Um abraço, Valdeci Jr