Rede Novo Tempo de Comunicação

1º Coríntios 01

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 09/09/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Muito bem, estamos aqui com mais um programa #rpsp, e dessa vez pra gente começar com o acompanhamento do livro que é assim a primeira das duas Cartas que a gente tem na Bíblia, que Paulo escreveu pros cristãos que moravam na cidade de Corinto. Na realidade essa deve ter sido a segunda carta, que Paulo escreveu pros Coríntios. Mas a gente chama esse livro de Primeira aos Coríntios, porque a outra carta que Paulo escreveu antes não foi colocada na Bíblia, portanto, é desconhecida pra nós cristãos. Mas essa primeira epístola de Paulo aos coríntios aqui, amigo ouvinte, ela na realidade é tanto um documento importante quanto também um documento que traz algumas surpresas pra gente. Por quê que é importante? É porque, ela é um dos documentos cristãos mais antigos que a gente tem; deve ter sido escrito antes dos evangelhos.

E o interessante, é que essa carta, ela traz um dos relatos mais detalhados assim sobre as primeiras congregações cristãs que existiram. Quando você lê primeira aos Coríntios, dá pra você perceber que aqui Paulo tenta preparar os primeiros discípulos cristãos pra conseguirem viver o evangelho na cultura de Corinto, que era muito sofisticada, estabelecendo assim uma identidade própria, como cristãos, apesar da pressão social. Hoje não é muito diferente, não é mesmo? Então, aprenda com quem já trilhou o caminho, lendo hoje, Primeira Coríntios capítulo Um, onde Paulo menciona os membros de Corinto como santos.

Realmente, ele começa a epístola aos coríntios dizendo que os santificados em Cristo Jesus foram chamados para ser santos. Geralmente esquecemos de olhar através dos olhos de Jesus, e vemos unicamente nossas próprias imaginações pecaminosas. Ou então, observando as pessoas assentadas próximas a nós, na igreja, pensamos num pecado ou numa frazqueza em sua vida, equanto ignoramos nossas próprias faltas. Será que a gente realmente percebe quão doloroso pode ser rotular as pessoas? Nós somos muito falhos. Ainda bem que temos um Pai amorável que, apesar de nós mesmos, nos considera povo separado para o propósito especial de refletir Seu caráter. Um abraço, Valdeci Jr.