Rede Novo Tempo de Comunicação

Lições da Bíblia Rádio

Purificação

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 02/12/2019 - 02h34
00:00
00:00
Volume
Velocidade

A Escritura fala sobre a dedicação do muro e, em seguida, sobre a reunião dos cantores. Depois, em Neemias 12:30, o texto bíblico menciona a purificação. “Purificaram-se os sacerdotes e os levitas, que também purificaram o povo e as portas e o muro.” A raiz hebraica para purificaram (thr) significa “ser limpo, ser puro” e é usada em muitos contextos no Antigo Testamento, inclusive aqueles em que está presente a ideia de ser moralmente puro e limpo diante de Deus.

3. “Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:7-9). O que esse texto nos ensina sobre 1) a natureza humana, 2) o perdão de Deus e 3) o poder divino em nossa vida? ________________________________________________________ ________________________________________________________ _______________________________________________________

O templo e seus rituais eram componentes cruciais da religião do antigo Israel. Mas eles eram um meio para um fim, não um fim em si mesmos. E evidentemente, o fim era levar o povo a um relacionamento salvífico com o Deus da aliança, o Senhor Jesus Cristo, e a conhecer Seu poder purificador na vida das pessoas. É o conhecimento do que Deus fez e do que o Senhor nos salvou que nos leva a amá-Lo e a adorá-Lo. Essa é a razão pela qual os antigos israelitas contavam repetidamente o que Deus havia feito em seu passado.

Isso os ajudava a conhecer a bondade e o amor do Senhor, que eram fundamentais à alegria e às ações de graças que deviam permear sua adoração. Para nós hoje, a experiência e a compreensão do perdão do pecado devem produzir gratidão a Deus e um sentimento de esperança e alegria. Então será fácil louvar ao Senhor e expressar gratidão pela beleza de Seu caráter. Poderíamos encontrar maior revelação do caráter de Deus do que o sacrifício de Jesus na cruz, em que Ele sofreu o castigo pelos nossos pecados para que não tivéssemos que suportar essa punição?

Independentemente dos seus pecados passados ou do seu caráter atual, você pode ter o perdão completo na cruz. Que tal reivindicar agora mesmo o perdão que Jesus lhe oferece?