Rede Novo Tempo de Comunicação

O quarto homem

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 22/01/2020 - 02h40
00:00
00:00
Volume
Velocidade

4. Leia Daniel 3:19-27. O que aconteceu? Quem era a outra pessoa na forna – lha? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) O fogo não queimou aqueles homens. Jesus Cristo ficou com eles na fornalha.

B. ( ) A fornalha acabou se apagando, e o rei desistiu da ideia de jogá-los ali.

Tendo jogado os fiéis hebreus na fornalha, Nabucodonosor ficou perplexo ao perceber a presença de uma quarta pessoa em meio ao fogo. Pelo que era de seu conhecimento, o rei identificou a quarta figura como “um filho dos deuses” (Dn 3:25).

Nabucodonosor não conseguiu dizer muito mais, porém sabemos quem era Aquele quarto personagem. Ele havia aparecido a Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra, lutado com Jacó ao lado do vau de Jaboque e Se revelado a Moisés em uma sarça ardente. Era Jesus Cristo em uma forma pré-encarnada vindo mostrar que Deus permanece com Seu povo em suas provações.

Ellen G. White diz: “O Senhor não esqueceu os Seus. Sendo Suas testemunhas lançadas na fornalha, o Salvador Se lhes revelou em Pessoa e junto com eles andava no meio do fogo. Na presença do Senhor do calor e do frio, as chamas perderam seu poder de consumir” (Profetas e Reis, p. 508, 509).

Deus declarou em Isaías: “Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Is 43:2).

Embora amemos histórias como essa, ela nos faz indagar sobre outros que não foram miraculosamente livrados da perseguição por causa de sua fé. Aqueles homens certamente conheciam a experiência de Isaías e Zacarias, que haviam sido mortos por reis impiedosos.

Em toda a História sagrada, até hoje, cristãos fiéis suportaram sofrimentos terríveis cujo fim, pelo menos aqui na Terra, não foi um livramento miraculoso, mas uma morte dolorosa. O relato de Daniel foi um caso em que os fiéis foram livrados de forma extraordinária, mas, como sabemos, essas coisas geral – mente não acontecem.

Qual livramento miraculoso ocorrerá com todos os fiéis de Deus, independentemente de seu destino aqui na Terra? (Veja 1 Co 15:12-26).