Rede Novo Tempo de Comunicação

Lições da Bíblia Rádio

Humildade e perseverança

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 26/12/2019 - 02h26
00:00
00:00
Volume
Velocidade

5. Leia Esdras 8:21-23, 31, 32. A decisão de Esdras de não falar com o rei foi tola ou corajosa? Como o servo de Deus e o povo mostraram humildade? ________________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Posteriormente, Neemias aceitou a comitiva do rei para a sua proteção. Mas no caso de Esdras, ele acreditava que Deus poderia Se manifestar de modo mais amplo se não pedisse nada ao rei. Portanto, quando chegaram a Judá sem prejuízo, isso foi atribuído a Deus.

Talvez em certas situações é possível que confiemos demais em outras pessoas e não nos apoiemos no Senhor o suficiente para deixar que Ele Se revele. Esdras escolheu deixar Deus fazer a obra e provou ao rei que, de fato, o Senhor é poderoso. No entanto, Esdras não agiu com presunção.

Ele convocou o povo para jejuar e orar a respeito da situação. Eles não começaram a viagem antes de passar um tempo significativo com Deus. Achegaram-se a Ele humildemente, pedindo que Sua proteção se tornasse um sinal de Seu poder, e o Senhor respondeu às suas súplicas.

6. Leia Neemias 5:14-19. Como o servo de Deus mostrou humildade? ________________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Os verdadeiros líderes devem estar dispostos a se humilhar e ser servos. Líderes competentes não exigem nem precisam de um título para ganhar honra. Neemias tinha suas portas abertas e generosamente acolhia as pessoas e fazia doações ao povo.

Ele demonstrou sua fé em Deus, e sua incrível dedicação ao Senhor foi um exemplo para o povo. Esse líder tinha uma personalidade forte e um temperamento firme, mas não se colocava acima de ninguém como superior. Ele exercia a mais alta posição da nação judaica naquele tempo e era generoso.

Assim, sua vida e seus ensinamentos são semelhantes aos praticados por Jesus, que nos ensinou que a melhor maneira de liderar é servir aos outros. Cristo fez isso e, independentemente de nossa função, devemos agir de modo semelhante.

“E Ele, assentando-Se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos” (Mc 9:35). O que significa ser um verdadeiro líder aos olhos de Deus?