Rede Novo Tempo de Comunicação

Eventos finais

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 19/03/2020 - 02h41
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Eventos finais 6. O que ocorre em Daniel 11:40-45? Assinale a alternativa correta:

A.( )No fim, o rei do Norte é derrotado e não há quem o socorra.

B.( ) Os reis do Norte e do Sul declaram paz e vivem em harmonia para sempre.

As expressões a seguir nos ajudam a compreender o texto de hoje: Tempo do fim: a expressão “tempo do fim” aparece apenas em Daniel (Dn 8:17; 11:35, 40; 12:4, 9).

O exame das profecias de Daniel indica que o tempo do fim se estende da queda do papado, em 1798, até a ressurreição dos mortos (Dn 12:2). Rei do Norte: esse nome primeiramente designa geograficamente a dinastia selêucida, mas depois se refere a Roma pagã e finalmente a Roma papal.

Sendo assim, ele não descreve uma localização geográfica, mas o inimigo espiritual do povo de Deus. Além disso, devemos também observar que o rei do Norte representa uma contrafação do verdadeiro Deus, que na Bíblia está simbolicamente associada ao Norte (Is 14:13).

Rei do Sul: esse nome primeiramente designa a dinastia ptolomaica no Egito, ao sul da terra santa. Mas, à medida que a profecia se desenvolve, ele adquire uma dimensão teológica e é associado por alguns estudiosos ao ateísmo. Ellen G. White, comentando a referência ao Egito em Apocalipse 11:8, declarou: “Isto é ateísmo” (O Grande Conflito, p. 269).

O glorioso monte santo: nos tempos do Antigo Testamento, essa expressão se referia a Sião, capital e centro de Israel, geograficamente localizada na terra prometida.

Depois da cruz, o povo de Deus não é mais definido segundo linhas étnicas e geográficas. Portanto, o monte santo deve ser uma designação simbólica do povo de Deus espalhado pelo mundo.

Assim, talvez possamos interpretar os acontecimentos dessa maneira: (1) O rei do Sul ataca o rei do Norte: a Revolução Francesa tentou erradicar a religião e derrotar o papado, mas falhou.

(2) O rei do Norte ataca e derrota o rei do Sul: as forças da religião lideradas pelo papado e seus aliados acabarão vencendo as forças do ateísmo e formarão uma coalizão com o inimigo derrotado.

(3) Edom, Moabe e o notável povo de Amom escaparão: alguns dos que não são contados entre o povo verdadeiro de Deus se juntarão ao aprisco na última hora.

(4) O rei do Norte se prepara para atacar o monte santo, mas chega ao fim: as forças do mal são destruídas, e o reino de Deus é estabelecido.

Como podemos nos consolar ao saber que, no final, Deus e Seu povo serão vitoriosos?