Rede Novo Tempo de Comunicação

Equilíbrio entre verdade e amor

Lições da Bíblia


Por Jackson França 27/08/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Jesus não deixou de apresentar a verdade “por causa do amor”, pois isso não seria amor. O amor sempre busca o melhor para o outro. Não há
conflito entre amor e verdade. A verdade apresentada com humildade e bondade é uma declaração de amor. Jesus disse: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). Ele é o único caminho de salvação (At 4:12). Sua graça nos salva para que possamos conhecer Sua verdade e viver
Sua vida. A verdade sem amor leva a um legalismo asfixiante, que sufoca a vida espiritual. O chamado “amor” sem verdade leva ao sentimentalismo tolerante, sem consistência, deixando o indivíduo à deriva em um mar de incertezas. A verdade apresentada com amor leva a uma experiência cristã genuína que dá direção, propósito e certeza.

6. Leia 1 Pedro 3:15, 2 Timóteo 4:2 e Tito 3:4, 5. Quais expressões nesses versos revelam o equilíbrio entre apresentar a verdade bíblica e um espírito humilde e acolhedor? _______________________________________________________


Os escritores do Novo Testamento nunca enfatizaram o amor acima da verdade. Eles reuniram belamente amor e verdade, graça e Lei, compaixão e honestidade. Pedro exortou os irmãos: “Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder
a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor” (1Pe 3:15, 16). Em outras palavras, você precisa saber em que crê, por qual razão crê e ser capaz de explicar aos outros. Isso não significa que você tenha todas as respostas nem que deve convencer as pessoas de suas crenças. Significa apenas que, com “mansidão e temor”, isto é, com humildade e senso da grandeza das questões em jogo, você pode explicar e defender sua fé.

Paulo aconselhou seu jovem discípulo Timóteo: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2Tm 4:2). Ele lembrou Tito de que a bondade e o amor de Deus salvaram aqueles que renasceram Nele (Tt 3:5).

Também somos chamados a apresentar a verdade com amor, mansidão e humildade. O Senhor nos convida a unir-nos a Ele, compartilhando com atitudes que demonstram aceitação Sua mensagem dos últimos dias ao mundo que morre sem Cristo.


Se alguém lhe perguntasse: “Por que você é cristão?”, como responderia e por quê?