Rede Novo Tempo de Comunicação

Lições da Bíblia Rádio

Diferentes nos dons, unidos no serviço

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 02/08/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Você já pensou como os discípulos eram diferentes uns dos outros? Sua origem, personalidade, temperamento e dons variavam bastante. Mas isso não foi uma desvantagem para a igreja. Tornou-se um ponto forte. Mateus, um cobrador de impostos, era preciso, exato e correto. Por outro lado, Pedro muitas vezes falava precipitadamente e era entusiasmado e impulsivo, mas também tinha qualidades naturais de liderança. João era bondoso e franco. André era sociável, extremamente consciente dos que o cercavam e sensível aos outros. Tomé tinha a tendência natural de questionar e muitas vezes duvidava. Cada um desses discípulos, embora tivesse personalidade e dons diferentes, foi poderosamente usado por Deus para testemunhar Dele.

1. Leia 1 Coríntios 12:12, 13, 18-22. Existe necessidade de pessoas com diferentes dons no corpo de Cristo, a igreja?

Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Sim. Cada cristão tem uma função no corpo de Cristo.

B. ( ) Não. Todos têm a mesma função e os mesmos dons no corpo de Cristo.
Deus Se alegra em tomar pessoas de diferentes origens, com diversos talentos e habilidades, para lhes conceder dons para o serviço.
O corpo de Cristo não é um grupo homogêneo. Não é um clube de campo com pessoas da mesma origem e mesmo pensamento. É um movimento dinâmico de pessoas com diferentes dons, unidas no amor a Cristo e às Escrituras e comprometidas em compartilhar Seu amor e verdade com o mundo (Rm 12:4; 1Co 12:12). Os membros do corpo de Cristo têm dons diferentes, mas cada um é valioso; cada um é decisivo para o funcionamento saudável do corpo de Cristo. Assim como os olhos, ouvidos e nariz têm funções diferentes, mas são necessários para o corpo, todos os dons também são necessários (1Co 12:21, 22).

Se ponderarmos cuidadosamente sobre o corpo humano, mesmo as partes “menos importantes” têm uma função crucial. Considere os cílios. E se não tivéssemos algo aparentemente insignificante como os cílios? As partículas de poeira embaçariam nossa visão, e as consequências seriam danos irreparáveis. O membro aparentemente mais “insignificante” da igreja é uma parte essencial do corpo de Cristo e recebeu o dom do Espírito
Santo. Para Deus, todos são importantes e úteis. Quando dedicamos totalmente nossos dons a Deus, cada um de nós pode fazer uma diferença eterna.


Embora você seja talentoso, em quais coisas você não é tão bom assim, enquanto outros na igreja o são? Isso o ajuda a se manter em atitude de humildade?