Rede Novo Tempo de Comunicação

Lições da Bíblia Rádio

A Bíblia como profecia

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 31/03/2020 - 02h26
00:00
00:00
Volume
Velocidade

A Bíblia é singular entre outras obras religiosas conhecidas porque até 30% de seu conteúdo é composto por profecias e literatura profética. A integração da profecia e seu cumprimento no tempo é fundamental para a cosmovisão bíblica, pois o Deus que atua na História também conhece o futuro e o revelou a Seus profetas (Am 3:7). A Bíblia não é apenas a Palavra viva, ou a Palavra histórica, ela é a Palavra profética.

4. Leia os textos a seguir. Quais detalhes são revelados sobre a vinda do Messias?

Gn 49:8-12 _________________________________________________________

Sl 22:12-18 _________________________________________________________

Is 53:3-7 ___________________________________________________________

Dn 9:2-27 __________________________________________________________

Mq 5:2 _____________________________________________________________

Ml 3:1 ______________________________________________________________

Zc 9:9 ______________________________________________________________

Há pelo menos 65 predições messiânicas diretas no Antigo Testamento. Além dessas, há muitas outras se acrescentarmos a tipologia (o estudo de como os rituais do Antigo Testamento, tais como os sacrifícios, eram pequenas profecias sobre Jesus).

Essas profecias se referem a detalhes específicos. Por exemplo: “O cetro não se arredará de Judá” (Gn 49:10); Jesus nasceria em Belém, em Judá (Mq 5:2); Ele seria “desprezado e o mais rejeitado entre os homens”; espancado, falsamente acusado, mas não abriria a boca para Se defender (Is 53:3-7); Suas mãos e pés seriam perfurados; Suas vestes seriam divididas (Sl 22:12-18).

O fato de que essas profecias do Antigo Testamento foram cumpridas com tanta precisão na vida, morte e ressurreição de Cristo comprova a inspiração e revelação divinas da Palavra. Também indica que Jesus era quem Ele dizia ser e quem os outros diziam que Ele era.

O Salvador seguiu os profetas antigos ao predizer Sua morte e ressurreição (Lc 9:21, 22; Mt 17:22, 23), a queda de Jerusalém (Mt 24:1, 2) e Sua segunda vinda (Jo 14:1-3). Portanto, a encarnação, a morte e a ressurreição foram preditas pela Bíblia, e o cumprimento delas garante sua confiabilidade.

Quais são as razões para nossa crença em Jesus e em Sua morte por nós? Comente com a classe e faça a pergunta: por que as evidências são tão convincentes?