Rede Novo Tempo de Comunicação

Anti-inflamatórios danificam o intestino


Por marciobasso 09/08/2010 - 16h34

Além dos conhecidos efeitos no estômago e duodeno, os anti-inflamatórios não hormonais convencionais causam um estrago significativo no intestino, que costuma passar despercebido por médicos e pacientes.
O maior estudo controlado já realizado sobre a ação de anti-inflamatórios no aparelho digestivo traz uma avaliação sistemática dos efeitos do remédio tanto na parte alta do trato gastrointestinal quanto no intestino. O estudo, denominado Condor, envolveu cerca de 4.500 pessoas de 32 países, incluindo o Brasil. Os resultados foram publicados no periódico “The Lancet”.
O reumatologista Milton Helfenstein Jr, da Unifesp explica que os médicos ficam mais voltados para os efeitos no estômago e no duodeno, pois apresentam mais sintomas. No intestino, as lesões podem não dar sinais, mas causar perda de sangue oculto nas fezes, o que pode levar à anemia”.
Ele completa dizendo que “em alguns casos, o remédio pode causar dores abdominais e diarreia”. Segundo o gastroenterologista Décio Chinzon, da USP, o estudo mostra que problemas no intestino, embora menos comuns, são importantes e devem ser investigados.
Fonte: Folha Online