Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Amamentação pode reduzir os riscos de a mãe ter diabetes


Por marciobasso 02/09/2010 - 09h57

Os benefícios do leite materno para o bebê são muito conhecidos e, por isso, a amamentação é tão recomendada nos primeiros meses de vida. O que poucas pessoas sabem é que o aleitamento materno pode trazer benefícios também para a mãe, incluindo a redução de seus riscos de desenvolver diabetes, segundo recente estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Em estudo com mais de 2 mil mulheres, os pesquisadores descobriram que aquelas que tiveram filhos, mas não os amamentaram eram quase duas vezes mais propensas a desenvolver o diabetes tipo 2, comparadas àquelas que haviam amamentado e às mulheres que não tiveram filhos. Publicados na edição de setembro do American Journal of Medicine, os resultados mostraram, ainda, que não haveria diferenças, em relação ao risco de diabetes, entre as mulheres que haviam amamentado e aquelas sem filhos.
Apesar de o estudo não indicar as razões desse efeito protetor do aleitamento materno contra o diabetes, os pesquisadores acreditam que isso possa estar associado à redução da gordura abdominal nas mulheres que amamentam seus filhos. “Nosso estudo oferece outra boa razão para incentivar as mulheres a amamentar seus bebês pelo menos nos primeiros meses de vida”, concluiu a pesquisadora Eleanor Schwarz.
Fonte: http://blogboasaude.zip.net/