Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Alongamentos devem ser feitos todos os dias


Por marciobasso 30/03/2011 - 11h05

A realização das tarefas profissionais durante o dia pode fazer que, muitas vezes, as pessoas esqueçam que tão importante quanto ir trabalhar é a realização de atividades que deixem o corpo mais preparado para realizar as tarefas do dia a dia com disposição.

Se o corpo e a mente estiverem cansados e estressados, certamente as atividades mais simples parecerão mais pesadas. Portanto, separar momentos para se praticar o descanso e o relaxamento depois de um cansativo dia de trabalho é fundamental.
Para Shirley Crispilho, fisioterapeuta do Hospital San Paolo, em São Paulo, os exercícios de alongamento devem ser feitos todos os dias, mesmo na ausência de esforço físico. “Somente praticar esportes ou frequentar academia não necessariamente garantem o real equilíbrio e o bom funcionamento do corpo.”
Para Crispilho, o alongamento é uma manobra terapêutica que tem por objetivo esticar os músculos e garantir o seu relaxamento adequado. Assim, essa atividade garante o aumento da amplitude de movimentos do corpo. O alongamento também é importante depois da realização de atividades físicas, pois, além de ajudar na tonificação dos músculos, elimina do organismo os resíduos químicos indesejáveis, que se acumulam nos músculos após essas atividades.
Durante um dia cheio de trabalho, ter um momento de relaxamento é essencial para o reabastecimento de energias. Para relaxar, alguns minutos são suficientes, principalmente em ocasiões de estresse como o trânsito ou uma agenda lotada. “A mente, após o relaxamento, fica livre dos pensamentos alheios e indesejáveis”, diz.
É possível aperfeiçoar o desempenho pessoal na rotina diária mesmo durante o expediente. Esticar braços, pernas e pescoço conduz ao bem-estar corporal, assim como uma postura correta pode diminuir o cansaço de atividades repetitivas.
“Qualidade de vida significa ter as áreas mental, física e emocional bem equilibradas. Se cansar é normal, mas o cansaço excessivo sem um momento de relaxamento e cuidados com o corpo adequados podem causar a queda ou aumento da pressão e do metabolismo, fato que representa um perigo à saúde”, finaliza Crispilho.
Fonte: Portal “O que eu tenho?”