Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Alimentos saudáveis são prioridade em colégios adventistas do Paraná


Por marciobasso 27/01/2011 - 02h08

Aluno fora de peso é coisa do passado na rede de educação adventista no sul do Paraná. Um projeto para modificar os hábitos alimentares está sendo iniciado, e pretende mudar a vida de estudantes, pais e profissionais que atuam na rede educacional.
Hoje, 27 de janeiro, todos os donos de cantinas das nove unidades educacionais da Associação Sul Paranaense (ASP) estão participando de capacitação sobre quais alimentos podem ou não ser oferecidos para os alunos.
A nutricionista Grace Bittner dos Reis Klu falou sobre os grupos de alimentos, e quais os benefícios que eles podem trazer para saúde. Ensinou também a escolher alimentos industrializados reconhecendo a quantidade de calorias e gorduras trans, prejudiciais a saúde. 
Fala também a doutora em educação e saúde e mestre em psiquiatria, a professora da Universidade Federal do Paraná, Dulce Diclair Huf. Uma das principais abordagens da palestra é a maneira que o consumo de alguns tipos de alimentos influencia no cérebro. A equipe de vigilância sanitária também participa do encontro.

Na prática, uma das primeiras tarefas dos educadores em cada unidade escolar será a constatação do peso de cada estudante, para dar início ao trabalho de reeducação alimentar, que vai ser usado também nas disciplinas de ciências, biologia, educação física e até matemática.
“Ensinar a fazer a conta certa com as informações do rótulo será uma das aulas de matemática”, explica a professora Dirce Ferraz, coordenadora pedagógica da Rede. A professora Neide Macedo, diretora da rede, conta também que as aulas de culinária e saúde oferecidas nas escolas serão uma ferramenta também evangelística.
Equipe ASN, Francis Matos