Rede Novo Tempo de Comunicação

Acidente nuclear no Japão é nível 6 em escala até 7, diz França


Por marciobasso 15/03/2011 - 12h39
A agência de segurança nuclear da França ASN disse nesta terça-feira que o acidente nuclear da usina de Daiichi, da Tokyo Electric Power Co., em Fukushima, agora pode ser classificado como nível seis, em uma escala internacional que vai até sete.
Na segunda-feira, a ASN havia considerado o acidente na usina, localizada 240 quilômetros a norte de Tóquio, como sendo de nível cinco ou seis.
O nível sete foi usado apenas uma vez, para o desastre de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. O acidente de 1979 na usina nuclear da ilha Three Mile, nos Estados Unidos foi classificado como sendo de nível cinco.
“Agora estamos em uma situação diferente de ontem. Está muito claro que estamos agora em um nível seis, que é um nível intermediário entre o que aconteceu na ilha Three Mile e Chernobil”, disse o presidente da ASN, Andre-Claude Lacoste, em coletiva de imprensa em Paris nesta terça-feira.
“Estamos claramente em uma catástrofe”, disse Lacoste, citando a deterioração da estrutura de contenção do reator Daiichi 2 como um dos principais elementos que sustentam a avaliação pessimista da ASN.
Reuters