Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Acidente aéreo mata 103 na Líbia; menino holandês é o único sobrevivente


Por marciobasso 12/05/2010 - 09h30

Um Airbus 330 da companhia Afriqiyah Airways caiu hoje, 12, pouco antes de pousar no aeroporto de Trípoli, capital da Líbia. O avião, que partiu de Johannesburgo, na África do Sul, tinha 104 pessoas a bordo, sendo 93 passageiros e 11 tripulantes. De Trípoli, o avião seguiria rumo ao aeroporto de Heathrow, o principal de Londres.

Equipes de resgate no aeroporto de Trípoli (Foto: Abdel Meguid al-Fergany/AP)


Segundo fontes jornalísticas, apenas uma criança holandesa de 10 anos (a BBC diz que o menino tem 8 anos) sobreviveu.
O avião, que deveria ter pousado na capital líbia às 6h (1h, em Brasília), sofreu o acidente no momento em que pousava no aeroporto.
O voo 771 “teve um acidente durante a aterrissagem no Aeroporto Internacional de Tripoli às 4h UTC (6h em Trípoli, 1h em Brasília)”, informou um comunicado da empresa na internet.
A correspondente da BBC na capital líbia, Rana Jawad, disse que ainda não foi esclarecido se o avião já estava sobre a pista de pouso, mas afirmou que algumas testemunhas no aerporto disseram não ter visto a aeronave.
Segundo Jawad, o movimento de ambulâncias no aerporto é intenso.
O tempo na região nos últimos dias tem estado claro e ensolarado, de acordo com a correspondente.
A Afriqiyah Airways é uma empresa líbia de baixo custo fundada em 2001.
Informações
A Afriqiyah Airways forneceu dois números de telefones para que familiares possam buscar informações: 0213341181 (na Líbia) e +442033552737 (ligação internacional).
A Airbus também se manifestou: “A Airbus fornecerá assistência técnica total para as autoridades responsáveis pela investigação do acidente com o Bureau d’Enquête et d’Analyse (BEA)”.
Conheça a Líbia
Líbia é um país do norte de África, limitado a norte pelo Mar Mediterrâneo, a leste pelo Egito e pelo Sudão, a sul pelo Chade e pelo Níger e a oeste pela Argélia e pela Tunísia. Sua capital é Trípoli. É o país com o maior IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, da África (0,847) e um dos três do continente que apresentam IDH alto (os outros dois são Seicheles e Maurícia).
Antigo assentamento de povos tão díspares quanto os fenícios, os romanos e os turcos, a Líbia recebeu seu nome dos colonos gregos, no século II antes da era cristã.
Durante grande parte de sua história, a Líbia foi povoada por árabes e nômades berberes, e somente na costa e nos oásis estabeleceram-se colônias.
A Líbia permaneceu como província romana até ser conquistada pelos vândalos em 455 d.C. Após ser reconquistada pelo Império bizantino, continuador do romano, a região passou a ser dominada pelos árabes em 643. Os árabes estenderam a área cultivada em direção ao interior do deserto do saara.
CNTN, com informações da BBC, EFE, France Presse, Reuters, G1, Folha Online e Wikipedia.