Rede Novo Tempo de Comunicação

Abacate: uma fruta que não pode faltar na sua mesa


Por marciobasso 19/04/2011 - 10h58

Por ser um alimento que apresenta propriedades funcionais, o abacate tem se tornado cada vez mais popular. Mas o que o abacate realmente tem de bom? A nutricionista Camila Lemos explica os prós e os (poucos) contras do consumo da fruta.

Abacate é uma das frutas mais ricas em gordura saudável, que faz muito bem para o trato digestório


 
“O abacate é uma das frutas mais gordurosas, porém são gorduras saudáveis, como a gordura monoinsaturada (ácido oleico) – a mesma gordura do azeite de oliva – que é anti-inflamatória, responsável pelo aumento do HDL (colesterol bom) no sangue e também bloqueia a ação do LDL (colesterol ruim), responsável pela adesão das placas de gordura nas artérias”, explica Camila Lemos, nutricionista especializada em Nutrição Esportiva.
Lemos explica que a fruta não possui gorduras saturadas – provenientes de fonte animal – e os óleos encontrados no alimento fazem muito bem para o trato digestório. “Além disso, é uma das frutas com maior teor proteico e muito rica em açúcares e vitaminas (A, C, E, B1, B2, B6 e folato). Essas vitaminas são responsáveis em prevenir problemas de visão, combater os radicais livres e ainda atuam no processo de renovação da pele”, diz.
E entre os minerais que estão presentes no abacate estão potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, que combatem a anemia, auxiliam na formação das células sanguíneas, auxiliam no metabolismo da glicose, combatem a osteoporose e melhoram o raciocínio, evitando a fadiga mental.
“O abacate também possui substâncias funcionais como lecitina, fitosterol, tanino e glutationa, que atuam na emulsificação de gorduras, combatem radicais livres e principalmente agentes cancerígenos”, diz Lemos.
Mas a especialista avisa: apesar de todos os benefícios, o abacate tem um valor calórico elevado. Em 100 g há 175 kcal, e por isso deve ser ingerido com moderação.
Outro ponto positivo, aponta Lemos, é que o abacate pode ser conservado em geladeira por 2 a 4 semanas. A nutricionista lembra também que o período da safra é de fevereiro a agosto, quando se encontram as melhores frutas. Ou seja, é possível aproveitar os benefícios do abacate praticamente o ano inteiro.