Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

AACD inaugura unidade em Poços de Caldas


Por marciobasso 24/02/2011 - 02h59

Escolhida para receber os recursos arrecadados durante o Teleton 2009, a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, está pronta para iniciar o atendimento às pessoas com deficiência física de toda a região. A inauguração será no dia 25 de fevereiro, às 11h.
A nova unidade está apta para realizar 114 atendimentos por dia e a expectativa é que receba pacientes dos municípios de toda a região, em um raio de até 180 km. “O centro de reabilitação terá o mesmo padrão de atendimento e qualidade já conhecido da AACD”, afirma o presidente voluntário da entidade, Eduardo de Almeida Carneiro.

A cidade foi escolhida por manifestar interesse em ter uma unidade, preencher os requisitos solicitados e ter uma população que comporta a instalação de um centro de reabilitação. Além disso, a Prefeitura doou o terreno, assumindo também o compromisso de custear as atividades. O prefeito Paulo César Silva ressalta a importância da chegada da entidade no município: “É um sonho concretizado. Estamos muito felizes com a inauguração da unidade da AACD em Poços, pelo ganho que vai proporcionar para os moradores da cidade e também de toda a região. A Prefeitura se orgulha em ser parceira deste centro de reabilitação, que facilitará, em muito, a vida de pessoas portadoras de deficiência e de seus familiares”.
Poços de Caldas terá uma unidade filiada, que recebe o nome de ARCD (Associação de Reabilitação à Criança Deficiente). Trata-se de um novo modelo de gestão sustentável adotado pela AACD: a instituição constrói e equipa a unidade, seleciona, treina e supervisiona as equipes técnicas, enquanto a prefeitura assume a folha de pagamento dos funcionários e a manutenção do prédio. Atualmente, as unidades de Joinville, em Santa Catarina, e de São José do Rio Preto, em São Paulo, já adotam esse modelo de administração.
Localizada num terreno de 2.162 metros quadrados e com 987 metros de área construída, a ARCD Poços de Caldas terá 19 salas de atendimento, além de espaços de convivência, administrativo e de apoio. Seu atendimento contempla as especialidades: Ortopedia, Urologia, Pediatria, Neurologia, Neuropediatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia Aquática, Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia e Musicoterapia.
Teleton
Desenvolvido no Brasil pela AACD e realizado nos estúdios do SBT há 13 anos, o Teleton conquistou um público cativo, que contribui para a instituição alcançar suas metas financeiras, graças ao engajamento da sociedade e de empresas que aderem à causa. “As doações são recursos fundamentais para promover o crescimento e manutenção da AACD e, dessa maneira, transformar a realidade de muitos pacientes atendidos pela instituição e oferecer tratamento, reabilitação e integração social para deficientes físicos no Brasil”, diz Carneiro.
Sobre a AACD
A AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente, com mais de 60 anos de atividades, é uma instituição privada, filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como missão “Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de portadores de deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social”. Realiza mais de 5.800 atendimentos por dia em suas 10 unidades distribuídas pelo Brasil. Unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD Recife (PE), AACD Porto Alegre (RS), AACD Nova Iguaçu (RJ), AACD Uberlândia (MG), ARCD Poços de Caldas (MG), ARCD São José do Rio Preto (SP) e ARCD Joinville (SC), as três últimas como unidades filiadas. Atualmente, estão em construção mais duas na capital paulista (Zona Norte e Zona Sul), em parceria com Prefeitura e Governo do Estado. No Teleton 2010, a cidade de Mogi das Cruzes (SP) foi definida como sede de uma nova unidade filiada da AACD.
Guilherme Sierra, AACD