Rede Novo Tempo de Comunicação

Seca deixa 75 cidades de SC e RS em situação de emergência


Por marciobasso 04/01/2012 - 09h51

Enquanto a chuva causa prejuízos e deixa vítimas em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina é a seca que castiga a população. A estimativa é que mais de 580 mil pessoas tenham sido atingidas pela estiagem nos dois Estados.
Ao menos 38 municípios decretaram situação de emergência e outros 22 estão em estado de alerta no Rio Grande do Sul. Só no município de Frederico Westphalen, 29 mil pessoas foram atingidas. Em Santa Catarina, foram 37 os municípios que entraram em situação de emergência.
Segundo a Defesa Civil do RS, a chuva que caiu em algumas partes do Estado não foi suficiente para evitar os efeitos da estiagem. Entretanto, o racionamento de água em Novo Hamburgo foi suspenso. Desde 28 de novembro, os moradores estavam com o consumo de água reduzido por causa da falta de chuva.
A previsão para hoje em todo o RS é de tempo parcialmente nublado. Na quinta-feira (5), há a possibilidade de chuvas em áreas isoladas no nordeste do Estado. Nas demais regiões, o tempo permanece nublado.
Os muncípios que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul foram: Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Cerro Branco, Cruzeiro do Sul, Chiapetta, Crissiumal, Cristal do Sul, Constantina, Coronel Bicaco, Doutor Ricardo, Engenho Velho, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Frederico Westphalen, Ibirubá, Ilópolis, Jaboticaba, Jóia, Lagoão, Liberato Salzano, Nova Palma, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Passo do Sobrado, Pinhal, Pinhal Grande, Pouso Novo, Putinga, Rodeio Bonito, Santa Cruz do Sul, São José das Missões, São José do Herval, São Pedro das Missões, Seberi, Segredo e Vila Maria.
Em Santa Catarina: Águas de Chapecó, Águas Frias, Anchieta, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Chapecó, Coronel Freitas, Cunhataí, Cunha Porá, Faxinal dos Guedes, Flor do Sertão, Formosa do Sul, Guaraciaba, Ipuaçu, Iraceminha, Irati, Jardinópolis, Marema, Nova Itaberaba, Ouro Verde, Palma Sola, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Quilombo, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, São Carlos, São Domingos, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
COM AGÊNCIA BRASIL