Josué 09
Reavivados por Sua Palavra
Por Jackson França 28/07/2022 - 02h00

Você está protegido dos seus inimigos? Tem certeza? Cuidado, viu!
E aí, meu querido irmão, tudo bem com você? Eu espero que sim.
E eu disse pra você cuidar, porque porque pode ser que o perigo esteja disfarçado naqueles que parecem ser seus apoiadores, parceiros e até amores da sua vida. Por dentro da capa de um suposto amigo, pode ser que exista um potencial inimigo, viu! Muito cuidado! Da leitura bíblica de hoje, que é Josué 9, nós podemos aprender que uma das estratagemas, arapucas, ardis, armadilhas, artifícios, astúcias de um potencial inimigo, pode ser ele se apresentar como suposto amigo.
E aí pode vir assim a preocupação pra gente: mas então não tem como a gente se proteger, porque a gente não tem bola de cristal! Olha, o verso que eu destaco de Josué 9, é o 14, no qual lemos o seguinte: “Então os homens de Israel tomaram algumas das suas provisões, mas não pediram conselho ao Senhor”. Entendeu o pensamento-chave? Israel não conseguiu detectar a estratégia dos gibeonitas, porque eles não conseguiram manter contato com o Quartel-General do Comando.
Mas, todavia, contudo, entretanto, não obstante, o comandante do exército hebreu tirou vantagem militar de uma situação aparentemente sem vitória. Sim! A estratégia do inimigo se deparou com a contra estratégia divina, meu amigo.
O que aconteceu foi o seguinte. A destruição de Jericó e Ai tinha causado medo no coração dos cidadãos cananeus. Quem seria o próximo? O que eles poderiam fazer para preservar suas cidades e vidas? A autopreservação às vezes pode ser uma força avassaladora, levando a medidas drásticas. Em Josué 9, encontramos duas estratégias contra os israelitas: uma coligação de países contra eles, e uma aliança enganosa com eles da parte dos gibeonitas, que foi uma estratégia que pegou o povo de Deus desprevenido.
E olha, o que aconteceu com o antigo Israel serve de instrução pra gente, na nossa guerra espiritual, viu. Aqui a gente pode visualizar: insights sobre as táticas de Satanás, o mestre estrategista do mal; as causas de mais reveses entre o Israel espiritual; e princípios para uma contra-estratégia divina.
Patriarcas e Profetas, p. 507: “Teria sido melhor com os gibeonitas se tivessem tratado honestamente com Israel. Embora sua submissão a Jeová assegurasse a preservação de suas vidas, seu engano lhes trouxe apenas desgraça e servidão. Deus havia feito provisão para que todos os que renunciassem ao paganismo e se conectassem com Israel compartilhassem as bênçãos da aliança. Eles estavam incluídos sob o termo ‘o estrangeiro que peregrina entre vocês’ e, com poucas exceções, essa classe deveria desfrutar de favores e privilégios iguais aos de Israel.
Resumo: O nono capítulo de Josué mostra táticas inimigas contra o povo de Deus na forma de ataque frontal e de subterfúgio enganoso. Também revela o quão vulnerável o povo de Deus é quando negligencia pedir Seu conselho, e quão crucial é ser fiel à palavra de alguém. E por fim, nos mostra que Deus pode trazer o bem mesmo de aparentes fracassos e desastres à medida que nós aprendemos a confiar nEle.
Fonte: Lição da Escola Sabatina 2º Trimestre de 1995.