Rede Novo Tempo de Comunicação

Museu dos Brinquedos resgata cultura em MG


Por marciobasso 05/10/2010 - 12h04

Um gramofone de 1890, uma bonequinha de 1915, uma vitrola a corda de 1930 e uma caixinha de música de 1945. Esses objetos raros existem e estão expostos em um lugar muito especial, o Museu do Brinquedo, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Esqueça os computadores e os videogames high tech, de última geração. O que vale nesse espaço é reviver o passado, mesmo que a pessoa não tenha feito parte dele. A administradora do Museu do Brinquedo, Michele Ruas Porto, disse que o museu conta, atualmente, com 850 peças em exposição e mais 6.000 no acervo para reposição.

Ainda há mais 700 na sala itinerante. Neste ano, o tema da exposição é o super-herói Batman. Para 2011, o personagem ainda não foi definido. O Museu do Brinquedo é uma Organização Não-Governamental (ONG) de iniciativa privada e sem fins lucrativos.
O local tem seis monitores e cinco funcionários. O museu ainda tem uma brinquedoteca e oficinas que ensinam as crianças a fazerem brinquedinhos manuais.
Confira a programação para o Mês das Crianças no Museu dos Brinquedos

Dia 9 – sábado – 15h
Palhaço Popó
Muitas estripulias e brincadeiras tomarão conta do Museu dos Brinquedos. O Palhaço Popó chega como quem não quer nada, permanece como quem quer toda alegria e vai embora com toda a tristeza que havia presente.
Semana da Criança – de 11 a 16 de outubro
De 11 ao 16 – segunda a sábado – 10h às 12h
Oficina Gatos Pingados
Oficinas artístico-culturais promovem a criação e o desenvolvimento da fantasia e criatividade da criança. Cada dia uma técnica diferente, usando materiais diversos.
Dia 11 – segunda – 15h
Espetáculo Conserto em Ré – Grupo Maria Cutia
A famosa banda Maracutaia apresenta para seu grande público um show inesquecível. De traz pra frente, esse showzão começa no bis e acaba na passagem de som. No repertório, canções de palavras doces, que retratam o universo das mulheres e dos homens, além de cantar sobre nosso mundo Real (suas tartarugas, araras, micos, onças e garoupas). Na bateria, Marmota – a baterista de coração arritimado; no baixo e violão, Tadeu (e um charme que é só seu!); na guitarra, com seu grande topete, Felim; e no vocal, aquela que veio pra cantar todos os seus admiradores, Begônia – uma flor em pessoa.
Dia 12 – terça – 15h
Espetáculo Ser criança é bom demais – Rubinho do Vale
Com o violão, melodias na ponta da língua e muito amor e alegria no peito, Rubinho do Vale faz seu show musical no museu e traz para todos um pouco da cultura popular mineira.
Dia 16 – sábado – 15h
Trupe Maria Farinha
Nas asas da imaginação, os contadores de história Sandra Bittencourt e Babu Xavier envolvem crianças e adultos em um mundo de magia, faz de conta e personagens divertidos, com muita música, causos e brincadeiras interativas.
Dia 23 – sábado – 15h
Show de mágica com Mister Rossi
Coelhos, pombas, cartas, caixas e lenços mágicos criarão uma tarde misteriosa.
Dia 30 – sábado – 15h
Caça ao tesouro
Um mapa com charadas e enigmas levará todos a um supertesouro.
Além das atividades para celebrar o Mês das Crianças, o Museu do Brinquedo convida a todos para conhecerem a exposição de brinquedos históricos, do personagem Batman – com aproximadamente 200 itens, construírem brinquedos na oficina do Gepeto, brincarem no pátio e se divertirem na brinquedoteca e lerem na sala de leitura.
Serviço:
Endereço: Avenida Afonso Pena, 2.564 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (entrada: R$ 6)
Sábados e feriados, das 10h às 17h (entrada: R$ 8)
Mais informações e agendamentos: (31) 3261-3992
www.museudosbrinquedos.org.br
Fonte: G1