Rede Novo Tempo de Comunicação

Aprovada fusão da Iberia com British Airways


Por marciobasso 14/07/2010 - 10h53

 A Comissão Europeia (CE) aprovou nesta quarta-feira, 14, a fusão entre as companhias aéreas Iberia e British Airways (BA) ao considerar que a operação, que formará a terceira companhia da Europa, atrás da Lufthansa e da Air France-KLM, e a uma das cinco mais importantes do mundo, não abala a concorrência.
As duas companhias manterão sua marca e respeitarão as operações de dimensão nacional, mas juntas terão uma frota superior a 420 aviões e abrangerão mais de cem países.
Iberia e BA esperam economizar ao redor de 400 milhões de euros anuais a partir do quinto ano de funcionamento da nova companhia aérea.
Embora as atividades das companhias aéreas, membros da aliança Oneworld, serão afetadas nos âmbitos de transporte de passageiros e mercadorias, assistência em terra, manutenção, reparação e revisão, a CE entende que seguirão enfrentando concorrência forte no setor.
A CE examinou o impacto que a operação representaria para o transporte de passageiros nas rotas curtas Londres-Madri e Londres-Barcelona e concluiu que os passageiros seguirão tendo alternativas adequadas para voar nestas rotas.
Bruxelas estudou os efeitos da fusão em uma série de rotas longas e curtas. Outro estudo identificou que a concorrência não será atingida.
Com relação ao transporte de mercadorias e os serviços de assistência em terra, a comissão chegou à mesma conclusão e também comprovou que a fusão não terá uma repercussão significativa no mercado de serviços de manutenção, reparação e revisão.
Fonte: EFE