Rede Novo Tempo de Comunicação

Salmo 41

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 14/03/2020 - 02h27
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Chegamos ao final do primeiro livro dos Salmos! Hum, pastor, como assim? É, meu amigo, você sabia que existem cinco livros de Salmos? Na realidade ninguém sentou-se pra escrever um livro chamado salmos, né?

Os salmos são um monte de poemas que foram juntados em cinco coletâneas e depois numa coletânea só, que hoje nós chamamos de livro dos salmos. Então, meu querido amigo ouvinte, com muito carinho e respeito, tenho uma observação importante a fazer, lhe advertindo de que você talvez precise fazer uma correção nas suas falas quando você menciona os salmos, viu.

Eu Vou explicar. Repetindo, o Livro dos Salmos não é um texto só. Cada salmo é um texto em separado. Textos que foram juntados e colocados numa coleção que veio a ser considerada como livro. Logo, o Livro dos Salmos não tem capítulos.

Nunca dizemos, por exemplo: “salmos capítulo 41”, porque isso seria um erro crasso tanto histórico, quanto bíblico, teológico, cultural e linguístico, me entende? Logo, como cada salmo é uma unidade literária, também nunca nos referimos a um salmo no plural.

O plural é usado somente se estivermos nos referindo ao livro, tipo “O Livro dos Salmos”, ou se estivermos nos referindo a mais de um salmo, por exemplo: “Hoje vamos ler os salmos 42 e 43”. Mas quando nos referimos a apenas um salmo, é sempre no singular, como: “A nossa leitura de hoje é o salmo 41. Hoje, leia este poema”.

É um poema que Davi escreveu para ser entregue ao mestre de canto para que fosse transformado em uma música, que apresenta a calúnia dos inimigos e o socorro de Deus. Nesse texto, nós aprendemos que quem acode ao necessitado é lembrando e recompensado por Deus.

Mesmo assim, pessoas más podem imprimir injustiças pra cima da gente. Mas, se a gente continuar colocando a confiança no Senhor, poderemos contar com a sustentação dEle, que só Ele pode dar, mas que é segura e eterna. Amém? Leia hoje o Salmo 41, um abraço pra você, e até amanhã, se Deus quiser.