Igreja Adventista homenageia o pastor Toninho pelos 43 anos de serviço
Autor de livros, apresentador e administrador, sua trajetória é marcada pela missão
Por Gabriela Frontini 10/11/2025 - 15h50
Antonio Oliveira Tostes nasceu em um lar católico, mas a mensagem da Igreja Adventista do Sétimo Dia logo chegou à sua casa através do seu irmão, Geraldo. Aos poucos, ele também ficou curioso e, ao ler alguns livros e estudar mais a Bíblia descobriu verdades até então desconhecidas. Em pouco tempo, foi batizado e trouxe toda sua família.

Um dia, uma colega falou que o escritório da Igreja estava contratando e, depois de algumas provas e entrevistas, Toninho começou como empacotador da loja do Serviço Educacional Lar e Saúde (Sels), no ano de 1983, na então Missão Mineira Sul, em Juiz de Fora, interior de Minas Gerais, sua cidade natal. Seu senso de responsabilidade e comprometimento logo o fizeram crescer na profissão e em 1984 foi promovido ao cargo de gerente. No ano de 1986 foi transferido para a capital fluminense para exercer a mesma função, mas agora na Associação Rio de Janeiro.
Lá, conheceu Maria José de Medeiros Tostes, a Zezé, com quem se casou em 1988. Cinco anos depois, voltou para sua cidade natal, mas dessa vez como diretor financeiro da sede administrativa, onde ficou até 1997. Os quatro anos seguintes foram exercendo o mesmo cargo no sul do Paraná. Depois, em 2001, foi transferido para a Casa Publicadora Brasileira (CPB), como diretor financeiro e morou em Tatuí, cidade sede da instituição, até 2007. De volta a terras fluminenses, assumiu como diretor financeiro para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Ficou por lá ficou de 2008 até 2010. No meio de 2010, chega o desafio para liderar a Rede Novo Tempo de Comunicação, onde ficou até o momento e foi o administrador que ocupou mais tempo no cargo.

Ao longo dos 15 anos de trabalho na rede de comunicação, o crescimento da Novo Tempo foi muito expressivo. De cerca de 200 funcionários em 2010, agora são cerca de 600. Com o apoio das demais sedes administrativas e instituições da Igreja Adventista, cresceu o número de prédios, estúdios e um investimento em equipamentos modernos e capazes de levar a mensagem de esperança a milhares de pessoas.
O que antes funcionava dentro de um galpão que englobava tudo, agora está redistribuído em três grandes prédios. O corporativo, inaugurado em 2012, em que funcionam os escritórios administrativos, museu, auditório com capacidade para 450 pessoas, além da produção e estúdios da Rádio Novo Tempo, produção e pós produção da TV Novo Tempo; o prédio dos estúdios, que foi reformado e reinaugurado em 2016 com 7 grandes estúdios em funcionamento, além de camarim, almoxarifado central, almoxarifado técnico e cenografia; e o prédio interativo, onde fica o departamento de Web, Escola Bíblia, Anjos da Esperança, Marketing e Gravadora, e o restaurante da rede, inaugurado em 2019.
Novas tecnologias
Nesse mesmo ano, uma revolução tecnológica aconteceu. Nasce a primeira instrutora bíblica virtual da Igreja Adventista, a Esperança, que opera como um chatbot do evangelismo digital e que, até agora, estudou a Bíblia com mais de 500 mil pessoas em 120 países diferentes.
Depois de um longo desafio, em 2020, quando todos estavam em casa a Novo Tempo passou a estar em todas as emissoras de TV por assinatura do Brasil sem ter que pagar por isso. Além disso, entrou também em canal aberto em mais de 460 municípios brasileiros e nas antenas parabólicas, tendo uma audiência potencial de 170 milhões de pessoas no país.
Mas a Novo Tempo também está em mais sete países sul-americanos. Ao unir a audiência potencial do Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina, o número chega a mais de 50 milhões de pessoas apenas pela televisão. Há ainda as dezenas de rádios e produtos digitais que alcançam pessoas além de fronteiras.
O canal da esperança
Sob a gestão do pastor Toninho, o projeto Anjos da Esperança teve um exponencial crescimento com mais de 60 mil doadores, representando boa parte da receita da rede, realizando o sonho que nasceu no coração do saudoso pastor Milton Souza, já falecido, que foi também presidente da Rede Novo Tempo anos antes.
Com mais recursos disponíveis, a Escola Bíblica da Novo Tempo passou a publicar quatro novos guias de estudo da Bíblia por ano, chamados de Revista Esperança, que já chegaram a mais de 400 mil pessoas de maneira gratuita.
Nova etapa
Durante o Concílio Quinquenal da Igreja Adventista na América do Sul, Tostes foi homenageado e dividiu um pouco do sentimento que vive agora.

O pastor Vyacheslav Demyan, atual presidente da Hope Channel, fez uma homenagem e agradeceu pela liderança e incentivo de Tostes às demais emissoras do canal ao redor do mundo. “O pastor Tostes elevou esse ministério (Novo Tempo) a um grande nível de impacto, alcance e engajamento”, refletiu.
Com tudo isso, o legado do pastor Toninho é de uma grande contribuição com a missão da Igreja Adventista, de comunicar a mensagem de esperança da volta de Jesus. Agora, ele segue seu ministério pastoral de forma mais leve, mas, como ele mesmo costuma dizer, “a missão continua, até que Jesus volte!”